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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos. |
Data corrente: |
12/05/2016 |
Data da última atualização: |
27/01/2022 |
Autoria: |
RESENDE, M. |
Título: |
Ambiente agrícola: percepção e interpretação. |
Ano de publicação: |
1996 |
Fonte/Imprenta: |
Alternativas. Cadernos de Agroecologia, p. 1-17, 1996. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Um novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chave simplificada de identificação dos solos próximos ao açude de Ibimirim, PE; Figura 13: Esquema mostrando influência da largura dos vales e do desnível do terreno influência da orientação do vale na radiação recebida pela superfície do solo; Figura 14: Disposição dos capões de mato ao longo dos rios no norte de Minas Gerais; Figura 15: Esquema mostrando vegetação arbórea sem perda de folhas onde o lençol freático está mais alto; Figura 16: Esquema do destino da água sw precipitação sob mata e sob pastagem: é interceptada pela parte aérea da vegetação e depois evaporada; escorre pela superfície; infiltra-se no solo e perde-se por evapotranspiração; Figura 18: Densidade e perenidade dos cursos d'água dependendo da precipitação, indicada pela fase da vegetação, pela profundidade e pelo relevo do solo; Figura 19: Esquema mostrando entradas e saídas de nutrientes no agroecossistema; Figura 20: Taxa de pedogênese variando conforme a profundidade do solo e de erosão, conforme o relevo, chapadão, antigo chapadão sendo dissecado e rocha fresca próxima da superfície dando origem a solos mais ricos; Tabela 1: Exemplo para ilustrar a importância do contexto e a variável pertinente; Tabela 2: Qualidades ecológicas do ambiente agrícola e seus fatores determinantes; Tabela 4: Contraste entre as estratégias das plantas para enfrentar as deficiências de água e as de nutrientes; Tabela 5: Resistência do cerrado, da caatinga e da mata à deficiência de água e nutrientes. MenosUm novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chav... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Ecologia; Ecologia vegetal; Meio ambiente. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 03496naa a2200157 a 4500 001 2044844 005 2022-01-27 008 1996 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRESENDE, M. 245 $aAmbiente agrícola$bpercepção e interpretação. 260 $c1996 520 $aUm novo (ou velho) método para se aprender; A indicação dos estudantes; A aprendizagem ecológica; Ambiente: um complexo de interações; Escala de abordagem; Seleção do que é significativo: Problema mais de síntese do que de análise (Litólicos de Cuiabá, Baixada Santista, Perfil fundiário, O caso do Acre); Fatores diretos e indiretos; Simplificar é preciso: perceber é o primeiro passo, A interpretação vem junto e em seguida; O conhecimento precisa ser transferido; A classe de solo pode ajudar: identificação das classes de ambiente, Os ambientes encontram-se num contexto local A analogia com a identificação de vacas holandesas e nelore. Radiação; Água; Nutrientes; As interações. Figura 1. Representação de produtores, consumidores e decompositores; Figura 2: Evolução da influência do homem nos ecossistemas; Figura 3: Tetraedro ecológico; Figura 4: Faixa de tolerância (linha horizontal) para cada qualidade do ambiente; Figura 5: Zoneamento macroecológico do Brasil; Figura 6: Bloco-diagrama da Zona da Mata, MG, mostrando o terraço e os ambientes da grota e das imediações; Figura 7: Sequência de solos e vegetação da vereda ao topo da elevação; Figura 8: Tessela, ou ecotessela, formada por fitotessela e pedotessela; Figura 9: Espessura relativa de várias classes de solos; Figura 10: Solo litólico de Cuiaba, destacando-se as camadas cochosas inclinadas; Figura 11: Mapa de Minas Gerais mostrando uma concentração maior de povoados e cidades nas áreas mais acidentadas; Figura 12: Chave simplificada de identificação dos solos próximos ao açude de Ibimirim, PE; Figura 13: Esquema mostrando influência da largura dos vales e do desnível do terreno influência da orientação do vale na radiação recebida pela superfície do solo; Figura 14: Disposição dos capões de mato ao longo dos rios no norte de Minas Gerais; Figura 15: Esquema mostrando vegetação arbórea sem perda de folhas onde o lençol freático está mais alto; Figura 16: Esquema do destino da água sw precipitação sob mata e sob pastagem: é interceptada pela parte aérea da vegetação e depois evaporada; escorre pela superfície; infiltra-se no solo e perde-se por evapotranspiração; Figura 18: Densidade e perenidade dos cursos d'água dependendo da precipitação, indicada pela fase da vegetação, pela profundidade e pelo relevo do solo; Figura 19: Esquema mostrando entradas e saídas de nutrientes no agroecossistema; Figura 20: Taxa de pedogênese variando conforme a profundidade do solo e de erosão, conforme o relevo, chapadão, antigo chapadão sendo dissecado e rocha fresca próxima da superfície dando origem a solos mais ricos; Tabela 1: Exemplo para ilustrar a importância do contexto e a variável pertinente; Tabela 2: Qualidades ecológicas do ambiente agrícola e seus fatores determinantes; Tabela 4: Contraste entre as estratégias das plantas para enfrentar as deficiências de água e as de nutrientes; Tabela 5: Resistência do cerrado, da caatinga e da mata à deficiência de água e nutrientes. 650 $aEcologia 650 $aEcologia vegetal 650 $aMeio ambiente 773 $tAlternativas. Cadernos de Agroecologia, p. 1-17, 1996.
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Embrapa Caprinos e Ovinos (CNPC) |
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Registros recuperados : 871 | |
5. | | RESENDE, M. Método Resende: uma estratégia simples e precisa para se programar irrigação. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 25.; SIMPOSIO BRASILEIRO SOBRE A LAGARTA-DO-CARTUCHO, SPODOPTERA FRUGIPERDA, 1., 2004, Cuiabá, MT. Da agricultura familiar ao agronegócio: tecnologia, competitividade e sustentabilidade: [palestras]. Sete Lagoas: ABMS: Embrapa Milho e Sorgo; Cuiabá: Empaer, 2004. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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6. | | RESENDE, M. Teste de uma nova estratégia e programação de irrigação na cultura milho. In: CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO, 25.; SIMPOSIO BRASILEIRO SOBRE A LAGARTA-DO-CARTUCHO, SPODOPTERA FRUGIPERDA, 1., 2004, Cuiabá, MT. Da agricultura familiar ao agronegócio: tecnologia, competitividade e sustentabilidade: [resumos expandidos]. Sete Lagoas: ABMS: Embrapa Milho e Sorgo; Cuiabá: Empaer, 2004. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
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13. | | RESENDE, M. D. V. de. Estatística espacial, séries temporais e competição (interação social). In: RESENDE, M. D. V. de; SILVA, F. F. e; AZEVEDO, C. F. Estatística matemática, biométrica e computacional: modelos mistos, multivariados, categóricos e generalizados (REML/BLUP), inferência bayesiana, regressão, aleatória, seleção genômica, QTL, GWAS, estatística espacial e temporal, competição, sobrevivência. Viçosa, MG: UFV, 2014. p. 504-558.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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14. | | RESENDE, M. D. V. de. Estatística. In: RESENDE, M. D. V. de; SILVA, F. F. e; AZEVEDO, C. F. Estatística matemática, biométrica e computacional: modelos mistos, multivariados, categóricos e generalizados (REML/BLUP), inferência bayesiana, regressão, aleatória, seleção genômica, QTL, GWAS, estatística espacial e temporal, competição, sobrevivência. Viçosa, MG: UFV, 2014. p. 56-129.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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